ALCÂNTARA. ROYALTS X VIDA QUILOMBOLA

Publicado por

QUEM GANHA ESTA LUTA?

Vejo constantemente postagem em Rede, de um amigo de infância e morador de Alcântara, Cláudio Farias. Jornalista de voz poderosa, experiente profissional, que desde um início de atividades profissionais, apontou suas câmeras e microfones para temas que sempre valorizaram, cultura, negritude e outros, que quase sempre não merecem destaques nas redações. Quem vê os registros fotográficos e vídeos de Cláudio, pode até pensar que é por porque agora vive nesta bela e tradicional cidade. Quem conhece Cláudio há quase seis décadas, sabe que suas ações transcendem o domicílio e muito.

No último sábado, ao entrevistar o governador no programa resenha, vimos que Alcântara foge do controle do Estado, sendo um projeto em nível Federal. Porém, como cidadão, entendo que é preciso que a bancada maranhense precisa juntar esforços para que a balança não considere apenas os royalts prometidos, mas que leve em conta toda uma vida construída ao longo de muitos anos. “Se dependesse de mim, eu já teria resolvido, pensando nos quilombolas que alí vive, e que precisam ter suas tradições, preservadas – Disse o governador durante a entrevista.

Lembremos que aqueles moradores transferidos para agrovilas em fase anterior do projeto, não estão satisfeitos com vida que levam no local a eles destinado.

Vamos abraçar os royalts, mas haverá o mínimo de dignidade para o povo de Mamuna? Quem viver verá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.