A vida passa num segundo ou susto na aterrissagem…

Publicado por

carpe diem. 16 de novembro de 2019.

Anda adolescente, desejei servir aeronáutica. Voar era um sonho e até me inscrevi em um curso que aconteceria em São Luis. No dia em que iniciaria o curso, cheguei cedo e vi uma movimentação diferente na porta do prédio. Resumo da época: Os caras que iriam ministrar o curso eram uns pilantras e foram presos antes do início da primeira aula. Bem, apesar da decepção, não perdi meu medo de voar, muito embora não consiga ter temperatura e pressão normal até voltar ao chão.

Sempre gostei de ver filmes e documentários a respeito de aviação, e descobri logo que os dois momentos mais complexos são a decolagem e a aterrissagem. Teoricamente assunto tranquilo, mas esta semana veio a constatação vivenciada. Depois de uma decolagem tranquila e três horas de vôos sem maiores sustos, nos preparávamos para aterrissar; cinto afivelado, poltrona na posição vertical e blá, blá, blá…Pego o celular e começo filmar a descida. O avião desce, ouço o barulhinho do trem de pouso, continuo filmando, as rodas tocam a pista mas a velocidade é alta, ele roda um pouco na pista e arremete. Frio na barriga, olhares de todos aflitos. O aeroporto vai ficando distante, longos três minutos e ouvimos a voz do piloto explicando que um vento lateral forte impediu o avião de pousar, mas que entre cinco e dez minutos estaríamos fazendo nova aproximação e aterrissagem. Suspense, tensão até que o piloto avisa que estávamos aterrissando, desta vez sem suto as rodas tocas o solo , flaps acionados, turbinas em reversão e finalmente pousamos, aplausos discretos e depois mais eufóricos são ouvidos em todo avião. Demoro um pouco para voltar ao normal. Foi minha primeira experiência, por sorte a ou boa perícia do piloto, não entrei para estatística dos acidentes aéreos. Ufa,

Um comentário

  1. Meu querido Robson, que susto levei eu aqui, mas que bom Deus estava a seu lado e pegou-lhe a mão. Final de férias com emoção???Brincadeiras a parte, espero que não perca seu sonho de menino e continue a voar…
    # …E nos fazer sonhar também.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.