EU SOU NEGRO!!!

Publicado por

Carpe Diem. dia 21 de novembro de 2019.

Os Uma pesquisa recente sobre a população brasileira mostra que aumentou o número de pessoas que declaram ser negros. Curioso. No início dos anos oitenta, em começo de carreira, li o livro do mestre Abdias do Nascimento, congressista e ativista de direitos de negros (O branqueamento da raça brasileira), quem já leu o livro percebe que naquele tempo o brasileiro respondia, em sua maioria, que era moreno ou pardo. Este ano completei 38 anos de profissão e algumas parecem ter mudado; agora pelo menos o brasileiro já tem coragem de assumir sua origem africana, temos cotas raciais, que eu pessoalmente questiono, pois, na minha visão, nos separa, mas isto merece uma abordagem mais científica.

Vivemos no estado com a segunda maior população negra do país, e orgulhosamente digo: eu sou negro. A neurociência comprova que nós guardamos em nossa entranhas mais íntimas as dores de gerações. Ancestrais meus, parte da minha mãe, tiveram grilhões e sofreram as dores de em senzalas. Ainda não há muito o que comemorar.

Abaixo compartilho uma entrevista de Morgan Freeman que viralizou e dividiu opiniões a respeito. Tire livremente as suas conclusões.

Um comentário

  1. Querido Robson, para muitos esta data é vista como ” dia de descanso, lazer ou folga no trabalho”, muitos não sabem que exatamente nesse dia eram travadas lutas em defesa da liberdade e cultura de negros escravizados e nesta data morria Zumbi(líder do Quilombo dos Palmares). Também não gosto de rótulos “Dia da Conciência Negra”, deixa muito aparente que ainda vivemos o Apartheid e hoje segregação racial, religiosa, politica, e econômica.
    Lembrar da nossa história é valorizar as grandes lutas e conquistas de um povo que caminha a passos lentos, falar sobre o racismo é falar das desigualdades, é falar do caráter humano, da falta de respeito, das ambições , poder, estatus….calar é silenciar os que sentem na pele propriamente dita….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.