AIDS : PREVENÇÃO

Publicado por

ENTREVISTA COM WENDEL, COORDENADOR DE AÇÕES DE PREVENÇÃO DA AIDS E IST’S QUE FOI AO AR DIA 02 DE DEZEMBRO NO REPÓRTER DIFUSORA.

2 comentários

  1. Enquanto muitas pesquisas seguem avaçando pelo mundo afora em busca da cura definitiva da AIDS, seguimos aqui com o que há de melhor pra o tratamento que o Ministério da Saúde disponibiliza para os pacientes portadores do HIV e para os pacientes doentes com AIDS como foi explicado na entrevista. Doença esta que no passado já foi tabu, impedia muitos pacientes de procurarem tratamento por se sentirem descriminados, desreipeitados muitas vezes até no seio familiar pois muito vinculavam AIDS com o homosexualismo e a prostituição, vi muitos pacientes sofrerem e morrerem sozinhos, abandonados pelos amigos e familiares, muitos pensavam que um abraço, um aperto de mão ou até respirarem o mesmo ar era meio de contágio, então muitos se isolavam. Em nossos atendimentos nas unidades de saúde acabavamos nos compadecendo diante de muitos relatos e estado dos pacientes pois muitos chegavam já bem debilitados dizíamos que a AIDS era e ainda é uma doença oportunista a menor baixa da imunidade descompensava completamente o paciente. Hoje graças a Deus estamos todos mais conscientes , o governo por meio de
    políticas públicas e suas inúmeras ações e programas vem promovendo e fortalecendo a adesão ao tratamento, mas vale ressaltar que o melhor remédio ainda é a prevenção, estamos atentos a aproveitar as oportunidades sempre que possível falar do uso de preservativos, drogas e educação sexual, em casa, no trabalho e a nós profissionais de saúde expostos em nosso dia a dia , para os jovens, adultos, idosos, portadores do HIV e doentes com AIDS. Temos todos os recursos ao nosso alcance, só depende de nós…

    Curtir

  2. Enquanto muitas pesquisas seguem avaçando pelo mundo afora em busca da cura definitiva da AIDS, seguimos aqui com o que há de melhor pra o tratamento que o Ministério da Saúde disponibiliza para os pacientes portadores do HIV e para os pacientes doentes com AIDS como foi explicado na entrevista. Doença esta que no passado já foi tabu, impedia muitos pacientes de procurarem tratamento por se sentirem descriminados, desreipeitados muitas vezes até no seio familiar pois muito vinculavam AIDS com o homosexualismo e a prostituição, vi muitos pacientes sofrerem e morrerem sozinhos, abandonados pelos amigos e familiares, muitos pensavam que um abraço, um aperto de mão ou até respirarem o mesmo ar era meio de contágio, então muitos se isolavam. Em nossos atendimentos nas unidades de saúde acabavamos nos compadecendo diante de muitos relatos e estado dos pacientes pois muitos chegavam já bem debilitados dizíamos que a AIDS era e ainda é uma doença oportunista a menor baixa da imunidade descompensava completamente o paciente. Hoje graças a Deus estamos todos mais conscientes , o governo por meio de
    políticas públicas e suas inúmeras ações e programas vem promovendo e fortalecendo a adesão ao tratamento, mas vale ressaltar que o melhor remédio ainda é a prevenção, estamos atentos a aproveitar as oportunidades sempre que possível falar do uso de preservativos, drogas e educação sexual, em casa, no trabalho e a nós profissionais de saúde expostos em nosso dia a dia , para os jovens, adultos, idosos, portadores do HIV e doentes com AIDS, descriminação e exposição sem consentimento é crime. Temos todos os recursos ao nosso alcance, só depende de nós…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.