Teleatendimento em ação na pandemia.(13.05.2020)

Publicado por

Serviço de teleatendimento da Prefeitura de São Luís em parceria

contabiliza cerca de mil atendimentos desde que foi criado.

Serviço de teleatendimento contabiliza ceca de mil atendimentos dese que foi criadoA Prefeitura de São Luís tem dado prioridade a assistência e atendimento eficazes a pacientes com sintomas do novo coronavírus (covid-19). Com o aumento no registro de casos positivos na capital maranhense, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), via Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA), disponibilizou o serviço de teleatendimento que presta orientações, por telefone, as pessoas com indicativos do vírus. O serviço, que começou a funcionar no fim de abril, já realizou cerca de mil atendimentos e é um reforço às ações que vêm sendo colocadas em prática neste momento de pandemia.

Durante a conversa por telefone, a equipe analisa sinais e sintomas, além de realizar consultas, e, caso necessário, encaminha os pacientes aos serviços de referência. O serviço tem como objetivo auxiliar no tratamento de pessoas que estejam com sintomas leves e orientá-las a permanecer em casa com as devidas recomendações. Disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, o usuário que deseja utilizar o serviço deve inicialmente entrar em contato exclusivamente via WhatsApp pelo número (98) 98882-8452 e logo em seguida receberá as orientações para o atendimento.

Até o início desta semana, foram registrados cerca de mil atendimentos a pacientes com sintomas da síndrome gripal, com faixa etária entre 30 a 80 anos, sendo a maioria dos atendimentos concentrados entre pessoas com idade entre 30 a 34 anos. Dentre os atendimentos, a maioria são direcionados às mulheres. 

Para o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, o serviço tem como propósito, oportunizar que as pessoas possam ser atendidas sem necessidade de deslocamento. “Este era um dos nossos maiores objetivos. O serviço de teleatendimento possibilita isso e o atendimento atencioso dos estudantes e médicos ajuda a tranquilizar os pacientes, além de definirem uma conduta rápida”, explicou.

ORIENTAÇÕES

De acordo com o médico Giovanne Oliveira, anestesiologista do Hospital Universitário e  que está coordenando o serviço de teleatendimento, a maioria dos casos são leves e os pacientes podem ser mantidos em casa. Somente em casos graves, em que o paciente apresenta sintomas como falta de ar, muita tosse seca e/ou febre alta é que estes são direcionados aos hospitais de referência.

“O teleatendimento tem se mostrado muito eficaz no tratamento da síndrome gripal. Com ele, conseguimos evitar que as pessoas vão desnecessariamente a hospitais. Existe o medo e os riscos de contaminação, assim, com o serviço passamos todas as recomendações. Orientamos sobre as medidas de isolamento para proteger outras pessoas que estejam no mesmo ambiente. Além disso, orientamos sobre quais medicamentos tomar, como proceder, a ingerir bastante líquidos, passamos todas as orientações gerais”, explicou o médico. 

Diariamente, 11 profissionais, dentre eles médicos do hospital e médicos internos do último ano atendem cerca de 150 a 200 pacientes que entram em contato com o teleatendimento. Estes profissionais fazem o atendimento prévio e também o acompanhamento da evolução da doença. 

Ainda de acordo com o médico Giovanne Oliveira, cerca de 80% a 90% das pessoas infectadas podem se cuidar em casa. “Tivemos excelentes resultados desde que o serviço foi disponibilizado, de cerca de 1000 pacientes atendidos, somente 8% dessas pessoas precisaram ser hospitalizadas”, finalizou. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.